
Se a Inteligência Artificial é a nova música, como a Educação através do Programa Bilíngue prepara alunos para brilhar?
- Categorias Artigo, Programa Bilíngue
- Data 24 de setembro de 2025
- Comentários 0 comentário
Por Douglas Pielli
Docente e especialista Baltimore em Ensino Bilíngue
Programa bilíngue aproveitando a música do momento: inteligência artificial
Sabe quando a gente percebe uma música tocando em todo lugar? Pessoas dançando desajeitadas, outras dando show. A inteligência artificial (IA) é mais ou menos assim: de repente, ela está em todo lugar, mudando a melodia da nossa rotina. Mas, ao contrário de uma música que marca um momento e cansa, a IA é uma daquelas músicas que prometem ser um clássico mesmo. E a gente? A gente precisa aprender a dançar conforme ela.
No nosso programa bilíngue, entendemos que não adianta tentar desligar o som. O jogo agora é outro.
A IA pode ser incrível para resolver problemas e até criar coisas, mas ela é como um guitarrista solo: ela toca o que já sabe. E o nosso papel? É ensinar a compor a música nova, a criar a letra que emociona, a improvisar a batida. Recentemente, tivemos um treinamento sobre como usar a IA em sala de aula, e foi simplesmente mágico! Não para fazer o trabalho por nós, mas para nos libertar e focar no que a gente faz de melhor: pensar, questionar e criar.
Isso significa que a gente está preparando nossos alunos para serem os verdadeiros mestres de cerimônia do futuro. Trabalhando para:
- Usar a IA como parceira: em vez de proibir, a gente usa a IA como uma ferramenta de apoio. Atividades de pronúncia, tópicos de discussão, opiniões diferentes e para aprimorar a escrita;
- Valorizar a autenticidade: nossas avaliações estão mais espertas, principalmente as escritas. O que importa não é só a resposta, mas o caminho criativo que o aluno percorreu para chegar nela. A gente quer ver a arte, não a cópia;
- Planejar com mais personalização: conseguimos mais sugestões de conteúdos e atividades que se alinham aos interesses individuais e estilo de aprendizado de nossas turmas. Isso transforma a experiência educacional, tornando-a mais relevante e envolvente. Maximizando o engajamento e a retenção do conhecimento, o que naturalmente torna o aprendizado mais interessante e eficaz.
Além de um segundo idioma, estamos ensinando nossos alunos a ampliar seus horizontes e se engajar na aprendizagem. Gostar de aprender. Um legado para a vida. Bem, a IA pode tocar a música, mas só o ser humano é capaz de dar alma e improviso a ela. Vem curtir com a gente.
Saiba mais sobre o Programa Bilíngue Baltimore Education!
Você também pode gostar

5 Passos para uma Rematrícula Tranquila na Sua Escola

Baltimore Education lança coleção inédita de Readers
